RascaWeb

Cop 30

Brasil, Educação

O presidente Lula está hospedado em um barco com capacidade para mais de 30 pessoas, em Belém, para participar da COP 30. Depois de dizer que não fazia questão de luxo, a embarcação foi alugada pela presidência sob o pretexto de buscar soluções adequadas ao presidente, como segurança, preço e conforto.

Um barco da Marinha chegou a ser colocado à disposição, mas não teria atendido às exigências. Segundo a presidência, o barco alugado ‘atende às especificações necessárias para receber o presidente, operando como um hotel’. No barco, ficarão também a primeira dama, Janja e assessores. No início do mês, em meio à crise de hospedagem em Belém, Lula chegou a dizer que essa não será a COP do luxo.

A pedido do governador do Pará, Helder Barbalho, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem, durante a COP 30. Isso significa que os militares das Forças Armadas vão atuar diretamente na segurança da capital – em conjunto com as forças locais. A GLO vai até o dia 23 de novembro e vale também para as cidades com infraestruturas críticas nos municípios de Altamira e de Tucuruí. Segundo o decreto, as Forças Armadas vão realizar ações nos locais de eventos, nas hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí, portos e aeroportos, além das Subestações de Energia e de água da capital.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS